terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Pãezinhos de alho com salsa

Antes demais, gostaria de desejar a todos os amigos do Maçã Assada um óptimo 2014, cheio de sucessos e alegrias! As festas foram um período muito agitado para mim porque com família nos 4 cantos do país, nesta altura não há mãos a medir para poder estar com todos os que são importantes. Foi uma maratona de muitos quilómetros, mas não há alegria comparável à que sinto nestes dias com a família reunida à volta da mesa.

De volta à minha cozinha, já se sabe que os primeiros dias de Janeiro pedem pratos leves e descomplicados, para nos "penitenciarmos" pelas asneiras das últimas semanas. Estes pãezinhos são uma verdadeira tentação para acompanhar os jantares de sopa que se adivinham por estes dias! A receita foi adaptada de uma que vinha na embalagem de um preparado de farinha para pão e é muito fácil e rápida de fazer, sobretudo utilizando a máquina de fazer pão (MFP).

Gosto particularmente da mistura do alho com a salsa, mas a criatividade não tem limites... oregãos, coentros, alecrim são ervas igualmente boas para juntar a esta receita.

Como cá em casa somos só 2, geralmente congelo metade dos pãezinhos, antes de levar ao forno. Assim, quando chega a vontade de ceder à tentação, é só deixar descongelar, levedar e voilá... pão de alho!

  
Ingredientes
(12 pãezinhos)

250 ml de água morna
100 gr de margarina com alho
50 gr de manteiga
3 dentes de alho picados
1 colher (chá) de sal
500 gr farinha
7 gr levedura seca em pó
Salsa picada q. b.

1. Na máquina de fazer pão: Colocar na cuba por esta ordem: a água, a margarina e a manteiga, o alho, o sal, a farinha e o fermento e iniciar o programa de Massas/Dough. Antes da massa começar a levedar juntar salsa picada a gosto;
Preparação manual: Amasar todos os ingredientes até obter uma massa homogénea. Deixar levedar pelo menos 1 hora num local quente;

2. Preparar um tabuleiro, forrando-o com papel vegetal ou polvilhando com farinha. Formar pãezinhos e dispô-los no tabuleiro, deixando repousar cerca de 30 minutos antes de levar ao forno, a 190º cerca de 15 minutos ou até que estejam cozidos.

6 comentários:

  1. Ah, que coisa boa! Adorei e a sugestão de congelar é ótima!
    Beijinhos e bom ano!

    ResponderEliminar
  2. Um bom ano 2014.
    Uns pães lindos e perfeitos, parecem ter ficado deliciosos e são bem simples de preparar e nada melhor que fazer o nosso pão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estes pãezinhos devem estar deliciosos. Ficaram com tão bom aspeto.

    Beijios
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindos! Que bom!
    Beijinho grande

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar