terça-feira, 26 de novembro de 2013

Queques de cenoura com pepitas de chocolate

Hoje não trago uma receita nova mas uma receita recriada. Há já algum tempo que queria experimentar fazer queques com pepitas de chocolate. A ideia vinha sendo adiada porque, originalmente, queria fazer as minhas próprias pepitas, colocando quadrados de chocolate preto no processador por alguns segundos a uma velocidade não muito elevada (senão fico com chocolate em pó em vez de pepitas!). Por falta de oportunidade, ainda não tinha avançado com esta ideia das "pepitas caseiras" mas este fim-de-semana encontrei umas em promoção e, ao preço a que estavam, não compensava comprar o chocolate e ligar o processador! 

Estes queques de cenoura não são novidade, já os mostrei aqui, numa versão de cupcakes com frosting de canela. Gosto deles porque, além de muito saborosos, são integrais e têm pouca gordura. Ficaram fantásticos com as pepitas que, não chegando a derreter completamente, ficam com uma textura que se adapta perfeitamente à massa destes queques. Fiquei fã!


Ingredientes
(12 queques)

1 ovo
Sumo de 1 laranja
2 colheres (sopa) de leite
1/2 chávena (chá) de margarina derretida
1/2 chávena (chá) de açúcar
1 chávena (chá) de farinha
1 chávena (chá) de farinha integral
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de canela
2 chávenas (chá) de cenoura ralada

2 colheres (sopa) de pepitas de chocolate

1. Pré-aquecer o forno a 190º, preparar as formas de queque forrando-as com forminhas de papel;


2. Bater o ovo, a manteiga e o leite. Juntar o sumo de laranja e o açúcar e reservar;

3. Numa taça, misturar todos o ingredientes secos. Juntar o preparado anterior, as pepitas e a cenoura e envolver bem (não bater demasiado para evitar que os queques fiquem demasiado "massudos");

4. Encher 2/3 das forminhas e levar ao forno 25 a 30 minutos.


3 comentários:

  1. Tentadores estão eles. Se apanhasse um à frente de certeza que não lhe resistiria. A cenoura e o chocolate ficam muito be juntos, mas gostei ainda mais do facto de levar farinha integral. Devem ser uma delícia. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Que gulosos, cenoura e chocolate é uma fantástica combinação.

    Beijos

    ResponderEliminar