sexta-feira, 1 de março de 2013

Sopa de nabiça e o meu primeiro cabaz do PROVE


O PROVE – Promover e Vender é um projecto que pretende aproximar produtores e consumidores através da comercialização de proximidade, sem recurso a intermediários.

Com a constituição de núcleos espalhados um pouco por todo o país, promove-se o contacto directo entre os consumidores e os produtores que podem assim conhecer-se e partilhar informação acerca de questões como os métodos de produção e a sustentabilidade ambiental, as variedades regionais, a qualidade dos produtos, as dificuldades de produção e os desejos dos clientes.

Quando vou às compras gosto sempre de reparar na origem dos produtos que são colocados à nossa disposição. É sempre com muita frustração que me apercebo da quantidade de frutas e legumes que importamos, mesmo quando Portugal também produz as mesmas variedades, muitas vezes com qualidade superior. E não é só nas grandes superfícies que isso acontece. Também nos mercados e no comércio tradicional é comum a batata ser francesa, a laranja espanhola e os alhos chineses, por exemplo.

Como consumidores, temos o direito de ser exigentes e o dever de mostrar que reconhecemos a produção nacional. Foi por isso que, assim que conheci o PROVE, me identifiquei com os objectivos do projecto e decidi aderir.

Esta semana levantei o meu primeiro cabaz do PROVE. Nabiça, abóbora, alho francês, cenouras, courgette, couve, bróculos, espinafres, alface, laranjas e maçãs, directamente dos terrenos de pequenos produtores de Sesimbra para a minha cozinha!

Para celebrar a produção nacional e o meu primeiro cabaz do PROVE, fiz esta sopa de nabiça. Também já tenho planos para muitos dos outros ingredientes e estou ansiosa que o PROVE me surpreenda com produtos novos!


Sopa de Nabiças com Cebola

Ingredientes
(para 4 pessoas)

2 batatas
2 cebolas
2 cenouras
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
1,5 l de água
1 molho de nabiças
sal q. b.


1. Cortar as batatas, as cenouras e uma cebola e meia em bocados para uma panela. Juntar o azeite e os alhos, descascados e inteiros, e saltear;

2. Juntar a água a ferver e deixar cozer. Reduzir a puré com a varinha mágica;

3. Escolher as nabiças, lavar muito bem e picar grosseiramente. Cortar a restante cebola em rodelas e juntar à sopa com as nabiças;

4. Temperar com sal e deixar ferver até as nabiças e a cebola estarem cozidas.
 

2 comentários:

  1. Uma sopa de aspecto irresistivel!
    Reconfortante e cremosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! O ideal para o jantar depois dos dias de frio que tivemos esta semana!

      Eliminar