segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

São Valentim e um bolo de chocolate...

Não há quem me convença de que há um dia certo para celebrar o namorado, a mãe, os avós ou as crianças. Há coisas que devemos celebrar todos os dias e o amor é uma delas.

Ainda assim, gosto de aproveitar todos os motivos que surgem para celebrar e cozinhar, por isso o Dia dos Namorados foi a desculpa perfeita para este bolo de chocolate me levar à cozinha. Se bem que há coisas que não precisam de justificações ou motivos e o bolo de chocolate é uma delas. Um bolo de chocolate faz-se porque sim! 


Esta receita é uma adaptação do famoso Devil's Food Cake, da Nigella Lawson. Depois de o provar percebi que a tradução para Português poderia bem ser algo do género "Bolo de Chocolate Diabólico", porque é mesmo uma tentação! Além de outras pequenas modificações, como tinha pouco tempo, fiz uma cobertura um pouco mais rápida que a original. Foi assim:

Bolo de Chocolate Diabólico

Para a massa:

50 gr. de cacau
100 gr. açúcar mascavado
250 ml. de água a ferver
140 gr. de açúcar
2 colheres (sopa) de açúcar baunilhado
125 gr. de manteiga
225 gr. de farinha
1 colher (chá) de fermento
2 ovos

1. Pré-aquecer o forno a 180º. Untar e polvilhar uma forma redonda (ou outra);

2. Numa tigela grande, misturar o cacau e o açúcar mascavado. Juntar a água a ferver, mexer bem e reservar;

3. Numa outra tigela, bater o açúcar e o açúcar baunilhado com a manteiga até obter um creme esbranquiçado;

4. Peneirar a farinha com o fermento e acrescentar parte ao creme de manteiga e açúcar, continuando sempre a bater. Juntar um ovo inteiro, a restante farinha e o segundo ovo;

5. Incorporar a mistura de cacau e envolver bem. Deitar a massa na forma e levar ao forno, cerca de 30 minutos ou até que um palito saia seco.

Para a cobertura:

1 colher (sopa) de manteiga
1/2 chávena (chá) de chocolate em pó
1/2 chávena (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de leite
Morangos q. b.

1. Num tacho, derreter a manteiga em lume brando. Juntar os restantes ingredientes, mexendo bem até se obter a consistência desejada.

2. Desenformar o bolo e cobrir com o creme de chocolate, barrando com uma espátula para espalhar bem. Decorar com morangos, a gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário